segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Entrevista com...Teresa Chambel





A Teresa Chambel é Mãe, Mulher, Arquitecta Paisagista, Restauradora de jardins históricos, Criativa, Escritora/Autora de “Um Jardim Para Cuidar”, Presidente da Associação Portuguesa de Jardins Históricos,
Já passou por diversos programas de televisão como “Mundo das Mulheres” na Sic Mulher, “Boa Tarde” na Sic e tem uma rubrica quinzenal sobre jardins e plantas na “Praça da Alegria” RTP 1
Acompanhe também o seu blog com dicas sobre jardins, plantas, vegetais e imagens inspiradores que vão dar com certeza dar cor ao seu dia.
Rapidamente respondeu com imenso entusiasmo a minha entrevista com…
Foi bom conhece-la, uma querida, uma simpatia.

O mar, a paisagem , as revistas, os livros..os jardins

Viagem preferida?
Áustria 1994…a minha lua de mel e uma viagem inesquecível que começou e terminou em Viena com umas semanas pelo meio a percorrer a Áustria e uns dias fantásticos em Salzburg durante o Festival de Musica..senti-me no filme “Musica no coração”..

Cidade preferida?
Paris, Sevilha e Lisboa, são cidades que adoro por razões diferentes e onde me sinto em casa ! Hong Kong porque me fascina a escala…

Cores preferidas?
Azul céu e turquesa, fushia, coral…vários verdes..alfazema

Cores que menos gosta?
Amarelo-torrado, ferrugem, bordeaux

Designer de moda preferido?
Chanel…Tom Ford, Marc Jacobs…

Casa de sonho?
Em Lisboa com jardim e o “rio aos pés”….

Divisão da sua casa que mais gosta?
O meu pequeno terraço…e a sala de estar

Peça de Design de eleição?
Gosto muito da simplicidade e genialidade das peças da Bauhaus, intemporais, por exemplo a club chair de Marcel Breuer, as chávenas de café de Groupius ou a arm chair de Le Corbusier.

Objecto preferido na sua casa?
Um relógio de capela que herdei da minha avó e que é uma relíquia de família.

Última compra para a sua casa?
A última aquisição lá para casa foram umas almofadas da loja Querido mudei a casa!

Qual o Livro preferido na mesa de centro da sua sala?
O meu ! Um jardim para cuidar

Seleccione “A” Obra de Arte?
Guernica, esmaga-me pela dimensão física e dramática, vi-o pela primeira vez tinha para ai 14 anos…gosto de o revisitar de vez em quando..

Livro de eleição?
Eu adoro ler e são muitos os meus livros favoritos, talvez  o Cândido de Voltaire seja daqueles que mais me marcou, porque quem trabalha em jardins é um bocado Cândido!…adoro romances históricos principalmente da Isabel Stillwell, neste momento estou a ler as Luzes de Leonor da Maria teresa Horta e estou a gostar muito.

O melhor Restaurante?
Há muitos restaurantes de que gosto, como referência posso dizer que em Portugal adoro o Comporta Café…onde me sinto em casa, em Paris o Café de La Paix…um clássico intemporal que me trás boas recordaçoes, gostei muito em Praga do La Perle (que agora é o Celeste) no topo do edifício de Frank Gehry Fred and Ginger.., Adoro o Teatriz em Madrid  mas principalmente gosto de restaurantes onde me sinta bem, que a comida seja boa e onde esteja em boa companhia !

Comida Favorita?
Foie gras fresco, vieiras gratinadas, peixe grelhado à beira mar, gelados italianos principalmente de amêndoa ou limão ! e adoro marrom glacê.

Frase ou ditado favorito?
Um ditado que a minha avó materna dizia muito “ por mais pão-de-ló que a cabra coma…acaba arrotando sempre a erva “..aplica-se muitas vezes…a muitas pessoas..

Site preferido?
Adoro o Pinterest e o Landezine onde busco inspiração

Refira um espaço “design” que a tenha surpreendido?
Restaurante Aqua em Hong Kong, noutra escala o Museu Quai Branly em Paris com a fachada verde de Patrick Blanc e o Jewish Museum em Berlim pela peça de arquitetura fabulosa que é e pelas sensações que transmite..


Na carteira levo sempre…telemóvel, perfume, gloss, óculos escuros, chave do carro

Não vivo sem…sem a minha família e especialmente sem as minhas  filhas.. e sem o mar !

Ainda hei de…passar um mês a percorrer a Austrália

O meu objecto de sonho é….uma Hermes Birkin em crocodilo de cor camel..ou de pele de avestruz camel!

Sonho de consumo…Poder viajar sempre que quero para onde me apetecer (de preferência em executiva e com pouca bagagem) !

Sem comentários:

Enviar um comentário